­  ­ ­­ • DICA: Como Cuidar da Sua Beleza!



   Oi gente! Então, hoje eu vim dar algumas dicas de como cuidar da sua pele e da sua beleza! Algumas atitudes simples na sua rotina podem fazer bastante diferença. O segredo de uma pele bonita e saudável vai muito além dos cuidados de limpeza e proteção solar. Vamos começar com 10 dicas básicas!
   Alimentação:  O cuidado com a pele começa de dentro para fora. Prefira uma dieta balanceada usando todos os grupos alimentares. A ênfase maior é nas fibras. Coma verduras e frutas com casca, que melhoram o funcionamento do intestino, que contribui para uma pele bonita.
   Água: A água é fundamental para manter a pele hidratadaSe você não repuser os líquidos dos quais a pele precisa para eliminar toxinas e detritos do organismo, não adianta nada enchê-la de cremes. Recomenda-se ingerir dois litros de água por dia.
   Proteção solar: O sol é o grande vilão para aquelas que buscam uma pele bonita e jovem. No dia-a-dia escolha um filtro solar adequado ao seu tipo de pele e ao seu local de trabalho. Para quem trabalha em locais fechados com luz artificial, o FPS15 é ideal. Já quem trabalha exposto ao sol, dependendo da tonalidade da pele, o mínimo necessário é o FPS20.
   Sono: Uma boa noite de sono é um verdadeiro tônico para a pele, favorecendo  a nutrição e a desintoxicação do organismo. Além disso, repõe as energias.
    Vícios: Os males do cigarro para a pele são evidentes: reduzem a oxigenação do tecido e, por consequência, agravam problemas como inflamação e ardência. Moderar as bebidas alcoólicas é outro grande favor que você faz para sua pele.
   Limpeza e Esfoliação:  Os resíduos de fumaça e sujeira contaminam a camada de proteção da pele obstruindo poros (os famosos cravos). Poros obstruídos são o ambiente perfeito para bactérias. Lave o rosto diariamente duas vezes ao dia com sabonetes específicos para seu tipo de pele. Para evitar pelos encravados, cravos, espinhas e controlar a oleosidade, a melhor dica é fazer esfoliação, pois elimina também as células mortas. Faça-a ao menos uma vez por semana.
   Maquiagem: Use sempre produtos de qualidade e de acordo com seu tipo de pele. Se sua pele for extra-sensível, use linhas hipoalergênicas. Maquiagens de má qualidade podem causar alergias e piorar o estado da pele. Jamais durma com maquiagem: use um demaquilante e lave o rosto. Dormir de maquiagem obstrui os poros, forma cravos e espinhas, além de deixar a pele mais oleosa.
   Estresse: Ficar tensa nos faz contrair a musculatura facial podendo causar rugas na testa e em torno dos olhos. O estresse também pode causar desequilíbrio em nosso organismo gerando até a incidência de acne.
   Hidratação: Na hora de escolher seu hidratante, escolha um específico para seu tipo de pele. Quando a pele está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera.
   Área dos Olhos: A área dos olhos é a parte mais sensível do rosto e requer cuidados especiais. Use produtos específicos para essa região para evitar ardência nos olhos. Depois dos 30 anos de idade, use produtos antiidade para evitar a formação de rugas. Os efeitos são melhores se usados a noite e pela manhã.
Nossa pele precisa de creme para ficar hidratada, macia, sem rugas ou sinais de envelhecimento e até mesmo celulite e estrias. Cremes são sempre bem recebidos pelo nosso corpo não importa a ocasião. Principalmente para quem gosta de praia, de um solzão quente, pois esses fatores ajudam muito a deixar a pele ressacada, e não é muito diferente do frio não, hein? Frio demais também pode deixar a pele bastante ressecada! Para isso, existem ótimas linhas de cremes com produtos maravilhosos, como a Victoria's Secret, a Clean&Clear e a Natura. Outra ótima linha de cosméticos não só para a pele, mas também para as unhas e os cabelos é a L'oreal. Todas essas marcas têm produtos ótimos para todos os tipos de pele! Existem três tipos: pele normal/mista, pele seca e pele oleosa, cada tipo, exige um tratamento diferente.
   Como tratar cada tipo?
Pele Normal/Mista
Limpe, tonifique e hidrate para prevenir e tratar as rugas.
Prefira produtos que limpem sem agredir a pele, como sabonetes líquidos e loções suaves. Se você gosta de sabonetes em barra, opte pelos glicerinados mais suaves. Depois, aplique tônico, para acalmar a pele e ajudar a contrair os poros. Se você é ocupada, experimente os produtos que limpam e tonificam ao mesmo tempo.
Para hidratar, prefira uma emulsão ou gel à base de vitaminas A, C e E e extrato de Aloe. Para o dia, o produto deve ter filtro solar na fórmula. Se a zona T estiver muito oleosa, use hidratante apenas nas áreas secas.
Ao redor dos olhos use cremes para manter a região sempre hidratada.
Anti-rugas: Opte por produtos à base de vitaminas C e E e retinol.
Esfolie e aplique máscaras semanalmente.

Pele Seca
Limpe, hidrate, previna linhas e trate as já existentes.
A limpeza deve ser feita com produtos que limpem sem agredir a pele, como sabonetes líquidos para o dia, e creme e loções de limpeza para remover maquiagem à noite. Evite sabonetes em barra, que podem deixar a pele ressecada e áspera.
Para hidratar prefira hidratantes poderosos, mas de textura leve, como gel-creme ou creme. É importante que o produto do dia tenha filtro solar na fórmula.
Anti-rugas: peles secas têm mais tendência às rugas. Nunca descuide da hidratação e use cremes com retinol, ácido glicólico e vitaminas.
Ao redor dos olhos é sagrado aplicar creme para lubrificar a região.
Aplique uma máscara e faça esfoliação semanalmente.
Pele Oleosa
Limpe, hidrate, previna e combata as rugas.
Limpeza, duas ou, no máximo, três vezes ao dia, limpe a pele com sabonete líquido ou em barra, como os glicerinados. Jamais lave o rosto em excesso: isso aumenta a oleosidade.
Para a hidratação fique longe de produtos cremosos e gordurosos. Use hidratantes em forma de gel ou gel-creme (são livres de óleo) com filtro solar na fórmula. Opte por produtos a base de vitamina A, C e E e extratos vegetais, como Aloe vera.
Ao redor dos olhos use creme para evitar as linhas de expressão.
Anti-rugas: deve ser em forma de gel. Jamais use cremes, pois provoca espinhas.
Cuidados especiais: duas vezes por semana faça esfoliação usando produtos à base de grânulos e, semanalmente, máscara. Se surgirem espinhas, use anti-acne.

Obs.: XÔ, ACNE!
   Nos casos leves, o mais importante é manter a pele limpíssima: as espinhas surgem porque o excesso de oleosidade fica retido no folículo piloso e acaba contaminado por bactérias. É preciso fazer limpeza profunda, manter os poros desobstruídos e sem excesso de óleo.
   De manhã, lave o rosto com sabonetes específicos. À noite, a limpeza deve ser ainda mais intensa: opte por uma loção de limpeza, que deve ser retirada com algodão, removendo junto o óleo e as sujeiras. Se quiser, enxágüe o rosto. Para completar a operação, você deve esfoliar o rosto duas vezes por semana. Sabe por quê? A esfoliação remove as células mortas, que causam a obstrução dos poros, retêm oleosidade e causam a acne.
   Jamais esprema cravos e espinhas. A pele pode ficar marcada para sempre! A limpeza de pele deve ser feita por esteticistas, profissionais capacitados para remover cravos sem deixar marcas eternas.
   Casos mais graves, como cistos, têm cura definitiva se tratados por dermatologistas.


Então, gostaram das dicas? Espero que sim, 
Beijos, B.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas e adorei seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Thank you for following hon, your blog is very nice and I am following back ! Kisses

    Fashion and Cookies
    My Twitter

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante! =)