Cuidado Com Os Cabelos!


1.  Água quente ou água fria?
O inverno tá chegando, e junto com ele aquela nossa mania de tomar banho usando água super quente. Pode ser relaxante e uma delícia na hora, mas a verdade é que nossa pele e cabelo não gostam muito de tanto calor.
Graças ao aumento da oleosidade provocado pela temperatura, muitas espinhas podem aparecer na testa e costas. Mas os problemas não param por aí. Ao tomar banho com água em uma temperatura elevada, abrimos as cutículas dos fios e deixamos o cabelo com um aspecto mais áspero. O que acaba fazendo com que o efeito dos produtos utilizados durante o banho não sejam tão eficientes e duradouros.
Então eu tô dizendo pra vocês morrerem congelada toda vez que forem tomar banho? Nããão guria. Apenas tomem o banho de vocês normalmente como de costume, mas ao lavarem os cabelos deixem a água menos quente, de morna para fria já é um ótimo começo.
Dica: Em cabelos coloridos a água fria evita que os cabelos passem por oxidação rapidamente, isso evita que os cabelos percam pigmentos, exemplo dos vermelhos.
2. Tirando sempre todo o o condicionador.
Você passa o shampoo e o cabelo fica com uma textura “ruim”. Ok. Aí você passa o condicionador, e sente os fios macios e hidratados. Hora de enxaguar rapidamente e secar o cabelo. Certo? Não, errado.
O condicionar foi feito pra ser tirado completamente dos cabelos. Essa nossa mania de enxaguar de qualquer jeito e sair do banho quando eles estão teoricamente lindos e macios, faz com que o resultado seja exatamente o contrário. Eles ficam pesados e cheios de resíduos. Pior ainda quando se usa o condicionador. Afinal, aquele produto foi feito pra ser usado na hora do banho e não receber calor.
Então, anota aí: O certo é só sair do banho quando o cabelo estiver completamente sem produto. Com aquele aspecto “podrinho” e seco mesmo. Se você tiver dificuldade em pentear, faça isso antes, quando o condicionar ainda estiver nos fios (explico melhor no próximo tópico). Depois de sair do banho, pra finalizar, use produtos específicos como creme para pentear/ leave in.
3. Penteando os cabelos molhados.
Os cabelos molhados ficam bem frágeis, por isso sempre recomendam aqueles pentes com dentes mais largos que vão desembaraçando os fios aos poucos. O problema é que geralmente não temos muito tempo ou paciência pra tomar tais cuidados.
A dica que ele me deu foi pentear enquanto ainda estiver no banho. Na hora do condicionador ou máscara, quanto os fios estão mais suaves e maleáveis. Depois, quando sair do banho,  basta umas penteadas aqui e ali, e pronto. Nada de quebrar os pobres fios com aquele ódio por ter aparecido um nó que não se desfaz por nada.
4. Onde e quando passar cada produto.
Não adianta nada o produto ter custado uma fortuna e prometer milagres, se não aplicarmos da maneira correta, o máximo que conseguiremos é um cabelo cheiroso, mas oleoso e com aparência pesada.
A oleosidade natural do nosso corpo já hidrata naturalmente cinco dedos de distância da raiz (coloque a palma da mão pra medir). Ou seja, essa parte não precisa de qualquer tipo de produto hidratante como condicionar ou máscara. Apenas de limpeza. Use o shampoo em todo o cabelo, e os outros, apenas no comprimento e pontas.
5.  Ondulado sem babyliss.
Por último, pra finalizar em casa e sem estragar tanto o cabelo, uma dica que deixa os fios com uma aparência bem bonita e natural: com o cabelo lavado e seco, torça todo o comprimento e prenda como em um coque (todo mundo saber fazer um coque né?). Deixe por algumas horas. Quando for sair é só soltá-lo. As mechas ficam definidas e naturais. Se precisar, alise apenas a raiz e franja.

3 comentários:

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante! =)